Como se tornar um piloto de avião?

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1º passo: Piloto Privado

Matrícula

Matricular-se no curso de Piloto Privado teórico em uma escola homologada pela ANAC (Agencia Nacional de Aviação Civil)

Exames médicos

O interessado deve solicitar a Escola a carta de apresentação para realização do exame médico de segunda classe, também chamado de CMA – Certificado Médico Aeronáutico.

Realizar os exames médicos para adquirir o CMA de 2ª Classe

O exame médico pode ser realizado tanto nos hospitais da aeronáutica ou em clínicas particulares que forem autorizadas pela ANAC para realização dos exames. Com o CMA em mãos, você poderá dar início ao curso de Piloto Privado de Avião teórico, e até mesmo dar início aos voos.

Curso teórico

Iniciar o curso teórico de Piloto Privado na escola onde realizou sua matricula. O curso é ministradas em sala de aula e tem duração aproximadamente de três meses. As matérias estudadas são:

  • Conhecimentos Técnicos;
  • Meteorologia;
  • Teoria de Voo.
  • Navegação Aérea;
  • Regulamentos de Tráfego Aéreo;

Prova da ANAC

Após a conclusão do curso teórico, o aluno deve agendar e realizar o exame teórico da ANAC.

Treinamento prático

- Após aprovado no exame da ANAC, o aluno poderá iniciar ou dar continuidade no seu treinamento prático para a conclusão do curso. (O aluno pode realizar o treinamento prático em paralelo com o curso teórico.)

- O Treinamento Prático é composto de 35 horas de voo (Mínimos exigidos pela ANAC) mas a quantidade total poderá aumentar de acordo com o desenvolvimento técnico do aluno.

- Ao término das horas de voo e após a autorização do instrutor é realizado o voo de avaliação (Voo de cheque) para obtenção de Licença.

- O voo de cheque é realizado por um Examinador Credenciado da ANAC, que dará aprovação técnica para obtenção da Licença de Piloto Privado de Avião.

O Piloto Privado concluído!

Agora você já é um Piloto!

Com a habilitação de Piloto Privado em mãos, o piloto estará habilitado a pilotar aviões monomotoras em condições visuais, porém somente desportivamente ou em aeronave particular. Não poderá exercer nenhuma função remunerada. Para que o aluno dê continuidade na carreira, deverá realizar o curso de Piloto Comercial de Avião.

2º passo: Piloto Comercial

Após a conclusão de todo o curso de Piloto Privado (teórico e prático) e a obtenção da licença de voo, o aluno pode dar inicio ao Curso de Piloto Comercial.

Matrícula

Matricular-se no curso de Piloto Comercial Teórico em uma escola homologada pela ANAC (Agencia Nacional de Aviação Civil).

Exames médicos

O aluno deve solicitar novamente a Escola a carta de apresentação para realização do exame médico de primeira classe. Esse exame é igual ao exame de 2ª Classe já realizado no Piloto Privado, porem os critérios de análise são mais exigentes.

Realizar os exames médicos para adquirir o CMA de 1ª Classe

O exame médico pode ser realizado tanto nos hospitais da aeronáutica ou em clínicas particulares que forem autorizadas pela ANAC para realização dos exames. Com o CMA em mãos, você poderá dar início ao curso teórico e prático.

Curso teórico

Iniciar o curso teórico de Piloto Comercial na escola onde realizou sua matricula. O curso é ministradas em sala de aula e tem duração aproximadamente de três meses. As matérias estudadas são as mesas do Piloto Privado porem mais aprofundadas:

  • Conhecimentos Técnicos (motores à reação);
  • Meteorologia;
  • Teoria de Voo.
  • Navegação Aérea (VFR e IFR);
  • Regulamentos de Tráfego Aéreo (VFR e IFR);

Prova da ANAC

Após a conclusão do curso de Piloto Comercial Teórico o aluno deve agendar e realizar o exame teórico da ANAC.

Treinamento prático

- Após aprovado no exame da ANAC, o aluno poderá iniciar ou dar continuidade no seu treinamento prático, caso já o tenha iniciado. (O aluno pode realizar o treinamento prático em paralelo com o curso teórico.)

- O Treinamento Prático é composto de 115 horas de voo (Mínimos exigidos pela ANAC) mas a quantidade total poderá variar de acordo com o desenvolvimento técnico do aluno.

- Ao termino das horas de voo e após a autorização do instrutor é realizado o voo de avaliação para obtenção de Licença (Voo de cheque).

- O voo de cheque é realizado por um Examinador Credenciado da ANAC, que dará aprovação técnica para obtenção da Licença de Piloto Comercial de Avião.

O Piloto Comercial concluído!

Com a habilitação de Piloto Comercial em mãos, o piloto já esta habilitado a exercer funções remuneradas em diversas áreas como taxi aéreo, transporte de pequenas cargas, voos executivos, serviços especiais e outras funções até acumular experiência suficiente para ingressar em uma linha aérea.

  1. 4 de março de 2014

    Marcos felicio

    Cara, aqui não precisa ter ciencias aeronautica não??

    • 17 de março de 2014

      sandro

      Não é necessário ter ciências aeronáuticas para iniciar os cursos de aviação, porém com certeza ter este curso de bacharel em ciências aeronáuticas, da ao profissional um melhor preparado para seguir na carreira de aviador e também contribui com uma visão mais aprofundada sobre a matéria.

  2. 17 de março de 2014

    Erick juliano

    eu gostaria de saber ,quais os critérios exigidos para a aprovação nos dois exames médicos ?

    • 17 de março de 2014

      sandro

      Poderia ser mais especifico com relação a quais exames que você se refere ?

  3. 9 de agosto de 2014

    Mateus Henrique

    Olá! Gostaria de saber se para ser piloto de avião tem que fazer uma faculdade de ciências aeronauticas e se ser comissario de bordo enriquece o curriculo na hora de se engressar em uma empresa aerea?
    Tenho 16 anos e quero ser piloto mas tenho muitas duvidas de como fazer isso e a internet da muitas informações que nos confundem.

    • 12 de agosto de 2014

      wilian

      Bom dia Mateus, tudo bem? É um prazer atendê-lo.
      Para ser piloto não é necessário cursar a Faculdade de Ciências Aeronáuticas, você pode apenas fazer o curso de Piloto Privado, após o curso de Piloto Comercial.
      No entanto, a faculdade lhe dará uma grande bagagem teórica, além elevar seu nível de escolaridade, transformando-o em bacharel. Ser comissário de voo também enriquecerá seu conhecimento e experiência na operação aérea regular. Mas caso seu sonho seja realmente ser piloto, aconselhamos a você canalizar seu investimento diretamente no curso de piloto.
      Qualquer outra dúvida e/ou informações, estamos a disposição.
      Atenciosamente,
      Wilian

      • 10 de fevereiro de 2015

        admin

        Bom dia Junior Almeida, tudo bem?
        Peço por gentileza que você envie para o e-mail: wilian@voerealizar.com.br seu telefone, que entraremos em contato para maiores informações.

        Atenciosamente, Willian

  4. 27 de janeiro de 2015

    Junior Almeida

    Olá, boa tarde!
    Tenho 17 anos e quero ser piloto Comercial,porém como o amigo Matheus Henrique afirmou, muitas informações da internet nos confundem. Gostaria de saber se é preciso, ou há a possibilidade de em um futuro próximo, as empresas aéreas terem como requisito para a contratação a faculdade de meteorologia.
    E a outra duvida é saber qual o tempo da duração, começando do Zero até chegar a fila de espera para a contratação em uma empresa aérea.
    Obrigado!

  5. 21 de maio de 2016

    Ann

    É preciso um pré curso de pilotagem, antes de entrar para faculdade de ciências aeronáuticas?

    • 26 de maio de 2016

      admin

      Bom dia Anna,

      depende a universidade.

      A PUCRS exige, porém algumas universidades não. Sugiro que entre em contato diretamente com as universidades para obter esta informação.

      Aguardamos sua visita.

      Abraços.

Responder a Erick juliano

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